sexta-feira, 20 de maio de 2011

INSEGURANÇA NOS CAMPI - COMO SE PREVENIR

Insegurança nos campi: como se prevenir da violência e o que as universidades do RS têm feito. Assunto veio à tona após morte de estudante dentro de campus da USP, em São Paulo - ZERO HORA 19/05/2011

A morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, 24 anos, no estacionamento do campus da Universidade de São Paulo (USP) localizado na região do Butantã, zona oeste de São Paulo, trouxe à tona a questão sobre a falta de segurança no local. A vulnerabilidade foi admitida pelo próprio diretor da Faculdade Economia de Administração (FEA), Reinaldo Guerreiro. Segundo ele, o fato de o campus ser muito grande e ter muitas árvores facilitou a ação de bandidos.

De acordo com levantamento divulgado pelo Jornal Hoje, os registros mostram que o número de furtos no local saltou de quatro em janeiro para 23 em abril. O índice de roubos passou de um para 13, no mesmo período. Os casos de roubo de carro passaram de dois no começo de 2011 o para 12. Já o total e casos de violência aumentou mais de três vezes, de 25 ocorrências em janeiro para 77.

No caso das universidades federais, um decreto publicado em 1997 permite a contratação de empresas terceirizadas para fazer a segurança nos campi. É o caso da UFRGS — apesar de manter servidores contratados pela universidade trabalhando como seguranças, optou por também delegar parte do trabalho a uma empresa privada.

Mesmo assim, alunos do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Ufrgs apontam a existência de áreas vulneráveis nos campi da universidade, como o Campus do Vale, por exemplo:

— À noite, a iluminação não é suficiente em diversos pontos do campus. A entrada não é controlada e nos preocupa a circulação de pessoas desconhecidas entre os alunos. É uma reclamação bem frequente dos estudantes—afirma o aluno de Matemática Guilherme Andreis, integrante do DCE.

Segundo ele, o assunto foi levado à Coordenadoria de Segurança da Ufrgs em uma reunião realizada no início do mês.

Como se prevenir

A ideia de circular em um campus universitário, para muitos, traz em si uma sensação de segurança. Dificilmente, o lugar é relacionado a algum crime. No entanto, o delegado Juliano Ferreira, titular da Furtos e Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), alerta para o fato de que, mesmo em locais aparentemente seguros, é preciso prestar atenção a determinados comportamentos.

— Evite, por exemplo, falar sobre a rotina da sua família, sobre negócios ou valores a receber em determinados grupos de conversa em que possam estar pessoas que não são da sua confiança. Essas informações privilegiadas podem ser usadas por informantes, ou conhecidos de pessoas relacionadas à criminalidade — afirma.

Abaixo, veja outras dicas para garantir sua segurança, segundo o delegado:

— evite ficar por último na sala de aula, ou ser o último a deixar o estacionamento da universidade;

— procure estacionar em vagas bem iluminadas, próximas a locais onde há circulação de pessoas;

— evite deixar o carro na rua, fora do perímetro da universidade; se não houver opção no campus, opte por um estacionamento pago;

— não forneça informações sobre sua renda, rotina da família a pessoas que não são de sua confiança;

— evite andar desacompanhado, principalmente em locais de menor movimento;

— jamais reaja à abordagem de um criminoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário