Dentro dos campus da UFRGS ainda há uma segurança razoável promovidas por agentes dedicados liderados pelo meu amigo Daniel, apesar das dificuldades nos campus da Agronomia e do Vale.
Entretanto, o problema está em torno dos campus, lado de fora, na rua. O policiamento deficiente do Estado que atua de forma superficial na periferia é que prejudica a segurança e o patrimônio dos estudantes universitários.
Seria importante a Brigada Militar criar uma força especial para o patrulhamento universitário permanente em torno dos Centros Universitários para dar apoio à segurança interna, promover intercâmbio de informações e encaminhar de forma rápida os atendimentos.
A Polícia Civil poderia colaborar com as volantes discretas e a Polícia Federal com formação e treinamento do pessoal da segurança interna da UFRGS e demais Universidades federais do Estado.
Aliás, está na hora da Polícia Federal se aproximar das Universidades Federais, e não agir apenas quando ocorrem delitos dentro do âmbito universitário federal.
Poderia começar com a organização, formação, treinamento, supervisão e controle externo das Guardas Universitárias Federais, legalizando e aperfeiçoando estas forças no exercício da prestação de segurança universitária, algo específico e diferenciado da segurança pública por se tratar de ambiente complexo e de conhecimento variado, mais próximo da segurança privada do que pública.
Esta aproximação possibilitará aos agentes de segurança maior credibilidade e confiança no desempenho das funções e uso de equipamentos como armas, acessórios, viaturas e equipamentos de defesa e monitoramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário