sexta-feira, 28 de março de 2014

FUNCIONÁRIO DA UFSC INTEGROU AÇÃO DA PF

ZERO HORA 28 de março de 2014 | N° 17746

REVOLTA NO CAMPUS

Chefe da segurança relata uso de drogas e furto de dinheiro de carro da polícia



Um boletim de ocorrência registrado pelo diretor do Departamento de Segurança (Deseg) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leandro Luiz de Oliveira, confirma que a operação realizada por agentes da Polícia Federal no campus foi realizada com ciência e acompanhamento do departamento, encarregado de zelar pela segurança física e pelo patrimônio da instituição.

O documento, número 027/2014, é uma espécie de ata, registrado pelo diretor para constar no próprio Departamento de Segurança. Até ontem à noite, a reitora não teria conhecimento do documento, segundo sua assessoria. Ex-policial e bacharel em Direito, Oliveira prefere não comentar o assunto e limita-se a dizer que o que tem a declarar “está no documento”.

O boletim de 45 linhas registrado no fim da tarde de terça-feira fornece relatos minuciosos do que ocorreu no campus. De manhã, segundo o documento, três agentes já monitoravam a região com o conhecimento da UFSC “pois no local havia vários consumidores de drogas e suspeita de tráfico”.

Os agentes federais, segundo Oliveira, solicitaram ao Deseg acompanhamento da operação. “Ao chegarem ao local já se podia, visivelmente, observar o consumo de substância conhecida como maconha por algumas pessoas”, relata o diretor do Departamento. A PF, segundo Oliveira, iniciou a abordagem de alguns usuários. “Os agentes conduziam com tranquilidade a operação”, descreveu, “tendo já conseguido pelo menos quatro pessoas detidas”.

Oliveira relata ainda no BO que a situação era conduzida de maneira tranquila quando “ouviram palavras de ordem contra a polícia”.

Segundo ele, os alunos foram “incitados” e “a região foi tomada por estudantes que cercavam as viaturas da PF e da segurança do campus”. O diretor relatou ainda que da viatura do Deseg tombada “foram retirados uma máquina fotográfica da UFSC, um colete de segurança e a carteira” de um servidor.

Da viatura da PF, segundo o documento, foram “subtraídos” um GPS, a carteira de um dos agentes, um talão de cheques e dinheiro.

Após o confronto, na terça-feira, os estudantes ocuparam o prédio da reitoria da instituição, onde permaneciam até o final da noite de ontem.

Em uma assembleia, eles definiram ontem que só deixariam o local se a reitora Roselane Neckel atendesse a uma série de exigências.

DIÁRIO CATARINENSE



Após confronto na terça-feira, estudantes ocuparam o prédio da reito

Nenhum comentário:

Postar um comentário