sexta-feira, 28 de novembro de 2014

FURTO DE MOCHILAS EM UNIVERSIDADES DO RIO

Do G1 Rio 28/11/2014 06h31

Vídeo mostra suspeito de furto de mochilas em universidades do Rio. Homem teria efetuado roubos em menos de 30 minutos em 2 faculdades. Câmeras registraram jovem saindo com mochila diferente da que entrou.





Alunos de universidades da Zona Sul do Rio estão assustados com roubos dentro das salas de aula. Na última segunda-feira (24) um único homem efetuou dois roubos em menos de 30 minutos em duas universidades diferentes, segundo vítimas. Ao procurar imagens de câmeras de segurança, um dos furtados, Danilo Machado, de 19 anos, aluno de administração pública da UniRio, em Botafogo, reconheceu sua mochila e conseguiu a imagem de um suspeito (veja acima).

O vídeo mostra que o homem entra na UniRio com uma mochila azul (pertencente a outra vítima) e sai com uma mochila vermelha (de Danilo). Ao divulgar a imagem do ladrão nas redes sociais e grupos da UniRio, constatou-se que ele não era conhecido dos estudantes.

Danilo contou que pouco antes de a aula começar, por volta das 15h40, se retirou da sala para resolver problemas pessoais. Ele diz que pediu que amigos olhassem seu material. Ao retornar, no entanto, foi surpreendido ao não encontrar a mochila. O ladrão deixou outra mochila no mesmo lugar, segundo Danilo.

Ao vasculhar o interior da mochila deixada, o jovem encontrou um caderno onde estava escrito um e-mail, que imaginou ser do dono do material roubado. Entrou em contato com Vinícius Santos, de 36 anos, dono do endereço eletrônico, e constatou que ele também havia sido vítima do mesmo homem minutos antes.

Furto na biblioteca

Vinícius é aluno de fisioterapia do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), no Catete, Zona Sul, e foi furtado dentro da biblioteca da sua universidade quando procurava um determinado livro para estudar. Segundo a vítima, o roubo aconteceu por volta das 15h20 e somente uma das sete pessoas que estavam na biblioteca percebeu a movimentação do ladrão, mas mesmo assim não se manifestou por achar que ele tinha boa aparência.

Na mochila de Danilo havia objetos pessoais e um notebook, que seria utilizado em uma apresentação. Na de Vinícius havia roupas, livros, um caderno e sua carteira com cartões de crédito e cerca de R$ 500, segundo ele. Apenas os objetos sem valores ficaram na mochila substituída.

As duas vítimas disseram que registraram o furto na 10ª DP (Botafogo). A Polícia Civil informou que o caso foi registrado como crime de furto no interior de estabelecimento de ensino e que os agentes solicitaram as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento para análise. Danilo diz que conseguiu com a reitoria as imagens e que conseguiu identificar um homem, que parecia um estudante da unidade.

As vítimas reclamaram da fácil acessibilidade das pessoas no interior de ambos os campus. Eles informaram que falta segurança. “Assim como aconteceu isso, pode acontecer um assassinato facilmente”, disse o aluno do IBMR, Vinícius Santos.

Sindicância aberta

Em nota a UniRio informou que será aberta uma sindicância para apurar os fatos a partir da análise das imagens e da convocação dos responsáveis pela vigilância patrimonial. A universidade disse ainda, que as câmeras instaladas no campus são uma medida de segurança que visa prevenir e esclarecer esse tipo de problema. No caso em questão, a UniRio disse, que as imagens capturadas que permitiram esclarecer o ocorrido.

O Centro Universitário IBMR confirmou o registro do incidente na biblioteca das dependências do Campus Catete no dia 24 de novembro. A instituição lamentou o ocorrido e informou que conta com uma equipe que zela pela segurança de suas unidades, além de recomendar que os estudantes não deixem seus pertences desassistidos dentro de suas instalações. O IBMR destacou ainda que possui guarda-volumes na Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário