sábado, 14 de dezembro de 2013

UNISINOS REPUDIA VIOLÊNCIA

ZERO HORA 14 de dezembro de 2013 | N° 17644

NOTA OFICIAL

Unisinos repudia episódio de violência



A Unisinos se pronunciou ontem pela primeira vez sobre as ações do movimento estudantil que protesta contra o aumento das mensalidades desde o dia 28 de novembro. Em nota oficial, a universidade disse que “repudia profundamente o episódio de violência ocorrido na noite de 12 de dezembro, em avenida pública”.

Além disso, reforça que a instituição se disse disposta a dialogar a ocupação da reitoria. E que “respondeu à carta aberta dos manifestantes não apenas posicionando-se em relação às suas reivindicações, mas também esclarecendo as razões que embasam as decisões da instituição.” A Unisinos também declarou que “integrantes do DCE jamais procuraram a Universidade com o intuito de apresentar suas reivindicações e rejeitaram convites para participar de reuniões, bem como se abstiveram de integrar a Comissão de Avaliação Institucional.”

A estudante Sabrina Stieler, do DCE da Unisinos, contraria a nota:

– Isso é uma falácia. É exatamente por isso que estamos ocupando a reitoria. Em todos os momentos, usamos os espaços disponíveis, inclusive com ofícios e burocracias, e sempre que colocamos uma proposta, o que ouvimos é uma resposta rasa.

Na noite de quinta-feira, estudantes que protestaram contra reajuste de 7,95% nas mensalidades dos cursos de graduação, em frente à universidade, reclamaram da truculência da Brigada Militar. Policiais, por outro lado, disseram que apenas tentaram “manter a ordem”.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CONFRONTO ENTRE UNIVERSITÁRIOS E BM DEIXA 4 FERIDOS

CORREIO DO POVO 13/12/2013 08:14

Confronto entre estudantes da Unisinos e BM deixa quatro feridos. Dois universitários e dois policiais foram encaminhados para hospital em São Leopoldo


Um protesto de estudantes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na noite dessa quinta-feira terminou em confronto com a Brigada Militar (BM). Dois soldados e dois universitários ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Centenário em São Leopoldo, no Vale do Sinos.

De acordo com o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), um grupo de universitários protestava em frente à instituição contra o reajuste no valor das mensalidades, quando, por volta das 20h30min, alguns estudantes começaram a arremessar rojões e pedras contra policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) que acompanhavam a manifestação.

Uma guarnição do 25º BPM foi chamada em apoio ao POE. Três estudantes foram detidos, um deles é suspeito de atirar uma pedra contra a viatura e outro, de atingir um policial com um mastro de bandeira.

Ocupação da reitoria

Cerca de 20 estudantes ocuparam a reitoria da Unisinos na tarde de 28 de novembro. O grupo, orientado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), é contra o aumento das mensalidades para o ano que vem. A proposta de elevação do valor seria de 7,95%.

O Conselho Universitário (Consun) se reuniu às 14h30min para votar o planejamento da Unisinos em 2014, que inclui o reajuste das mensalidades. Conforme o DCE, apenas dois representantes do corpo discente foram liberados para participar da reunião. O número restrito fez com que os estudantes se dirigissem ao saguão da reitoria.

Com informações do repórter Jerônimo Pires